quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Arquivo sobre o Squid


CONTROLANDO O TRÁFEGO DA REDE DO CIET.
MORAIS, Alcione; NARESSI, Eliandra; BAZANA, Frederico; KOGLIN, Rogério; TAMIOSSO, Henrique * htmachado@svs.iffaroupilha.edu.br
RESUMO: Tem-se observado o grande crescimento de usuários e máquinas que fazem uso da rede do CIET (Centro de Informática Educativo e Tecnológico), devido a esse e a outros motivos observou-se a elevada lentidão ocasionada no tráfego da rede.
Para amenizar o problema foi comprovado que seria necessário o uso de ferramentas que fizessem o bloqueio de alguns sites que não possuem fins educativos, pois são estes um dos maiores vilões quando se trata de consumo de banda.
Foi feito um estudo de algumas ferramentas conhecidas para o controle de acesso, após o período de estudo realizaram-se testes com as ferramentas.
Em primeiro momento utilizou-se o SQUID em modo transparente criando regras (ACLs) para bloqueios de determinados domínios, e os logs eram monitorados manualmente pelo administrador.
Em segundo momento tivemos em uso novamente o SQUID, mas aqui o monitoramento dos logs foi diferenciado não necessitando mais ter um controle manual, tendo a presença de outro aplicativo o SARG que aqui é o responsável pelo controle de logs.
Por último tivemos a união das duas ferramentas elencadas acima com o DansGuardian,  juntamente com as listas negras (Blacklist), que estão disponível em http://urlblacklist.com, divididas em categorias.
As Blacklists encontram-se em um pacote onde são separadas por assunto, com o uso das Blacklists podemos bloquear conteúdos como: adulto, drogas e sites pornográficos, dentre outros.
Com o último teste tivemos uma melhora significativa em relação ao inicio do trabalho, por este motivo foi adotado a última configuração testada, através desta podemos ter controle sobre os sites acessados pelos alunos que utilizam o laboratório de estudos (Lab1).
A configuração adotada esta em uso no laboratório de estudos, tendo um controle periódico, casualmente é necessária realizar uma manutenção.
Palavras-Chave: controle, bloqueio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário