quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Leitores de tela para Linux

Leitores de tela para o Linux
Eliandra Trombini Naressi1
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus São Vicente do Sul (IFFarroupilha - SVS)
CEP 97420-000 – São Vicente do Sul – RS – Brasil
1Discente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) - Centro de Informática Educativa e Tecnológica (CIET)
eliandranaressi@gmail.com
Resumo: Este trabalho tem como finalidade descrever de uma forma sucinta o que é são tecnologias assistivas, mas o foco principal deste serão os leitores de tela teremos um breve histórico destes, seguido de suas características principais, vale salientar que os softwares apresentados são todos de caráter open source, teremos ainda a apresentação de um sistema operacional de código livre voltado para uso de portadores de necessidades especiais.

1 Introdução
Vem se difundindo cada vez mais de uma forma ou de outra em nosso cotidiano o que diz respeito à acessibilidade, estas difusões podem ocorrer através de termos, pessoas inclusas, etc.
Atualmente temos um grande número de tecnologias assistivas, na informática, são as tecnologias que auxiliam as pessoas com algum tipo de necessidade especial. De acordo com Queiroz (2008), se o conteúdo não seguir os padrões web, se tornam incompatíveis com tecnologias assistivas.
As tecnologias assistivas são muitas, que podem ser uma simples bengala, brinquedos adaptados, computadores, softwares e hardwares especiais. Aqui neste iremos nos deter nos softwares leitores de tela.
2 O que é um leitor de tela?
Um leitor de tela se trata de um programa que interagindo com o Sistema Operacional captura toda informação apresentada em forma textual e a transforma em uma resposta falada através de sintetizador de voz, em síntese é um software utilizado para obter resposta do computador por meio sonoro.
Existem hoje diversos leitores de tela que já estão em uso e outros que ainda estão sendo adaptados e melhorados para terem seus erros corrigidos, devido à falta de conhecimento e a falta de hábito a tecnologia mais conhecida e mais utilizada é a ferramenta Jaws que é voltada para o Windows, poucos usuários possuem o conhecimento da tecnologia voltada para o Linux.
A partir de agora passaremos a descrever, caracterizar os leitores de tela voltados para o Linux.
2.1 Orca
2.1.1 Como surgiu?
O projeto Orca tem seu desenvolvimento acompanhado pelo Escritório do Programa de Acessibilidade da Sun Microsystems, inc., e possui a contribuição de muitos membros da comunidade.
O Orca teve sua popularização com o lançamento do Ubuntu 6.10, lançada em outubro de 2006, que trouxe consigo o Orca 1.0 como leitor de tela padrão.
A partir da versão GNOME 2.16, O Orca é uma parte integrante da plataforma de GNOME, consequentemente já vem como padrão em algumas das distribuições Linux, como por exemplo, Open Solaris e Ubuntu.
2.2.2 Características
Seu verdadeiro nome é Gnome-Orca, mas passou a ser mais conhecido apenas como Orca, é um software livre que por possuir licença GPL pode ser distribuído e modificado podendo ter seu desempenho melhorado.
Foi desenvolvido para trabalhar com diversos tipos de aplicativos, esses aplicativos incluem dentre outros o pacote OpenOffice, Firefox e a plataforma Java, realiza a leitura em português, sendo assim a interação do usuário com o computador é facilitado.
O Orca possui uma característica avançada em relação a outros leitores de tela, ele pode ser rodado em CD, que permite primeiro testar a navegação no sistema para futuramente decidir se quer ou não instalar o sistema. Por esta razão o deficiente visual pode instalar a sistema na máquina com auxilio de voz, sendo assim formatar o sistema se torna acessível a pessoas cegas, uma vantagem sobre os sistemas para Windows.
O sistema citado acima pode ser baixado pelo site http://www.linuxacessivel.org.
2.2.3 Curiosidades
A tradução do Orca para o português  foi realizada por Tiago Melo Casal que é deficiente visual, Tiago também revisa a tradução o Orca a cada lançamento.
Site oficial: http://live.gnome.org/Orca
2.2 Linvox
2.2.1 Como surgiu?
O Linvox surgiu através de um projeto que tinha como experiência transportar o sistema DOSVOX para o sistema operacional Linux, devido ao curto espaço de tempo para demonstrar resultados optou-se usar a emulação do Windows (Wine) para que o DOSVOX e seus utilitários rodassem.
O sistema é baseado na distribuição Kurumin, podendo ser utilizado diretamente do CD sem a necessidade de uma instalação no disco.
O projeto Linvox tem como seu responsável o professor do Departamento da Ciência da Computação da UFRJ Gabriel P. Silva, possui colaboradores, são esses: José Antonio Borges e Ênio Pires de Abreu.
2.2.2 Características
Pode ser instalado com imagem Iso ou pode ser feita a instalação manual, na instalação iso podemos baixar a imagem iso do Kurumin com o ambiente Wine, assim o DOSVOX já está pré- instalado e configurado, outra opção é que você o instale no seu HD, dessa forma podemos baixar outros aplicativos Windows.
Na instalação manual devemos primeiramente baixar o emulador Wine e após instalar e configurar, logo em seguida deve-se baixar outros dois pacotes um com o DOSVOX e outro com as configurações adequadas do Wine e do DOSVOX.
2.3 YASR
2.3.1 Como surgiu?
Foi desenvolvido inicialmente para sistemas GNU, mas na sua versão atual pode ser utilizado nas plataformas FreeBSD, NetBSD e Solaris.
Atualmente possui dois conjuntos de mapas de teclas, um para o modo revisão e um para o modo padrão.
O leitor de tela YASR conta com um modo gráfico em inglês, ele funciona por meio de um speech-dispatcher (interface de controle de discurso) e usa o espeak como sintetizador que converte o texto para fala, com vários idiomas.
2.3.2 Características
O programa pode trabalhar com a própria placa de som do computador, sendo assim não necessita a aquisição de sintetizadores externos e também não necessita a compra de hardware específico.
2.4 Oralux
2.4.1 Como surgiu?
O Oralux tem como base uma associação de programadores, cujo objetivo é a acessibilidade digital, usando soluções baseadas em softwares livres a associação tem feito com que o projeto tenha um crescimento desde 2003.
2.4.2 Características
O Oralux é um software voltado exclusivamente para usuários com deficiência o que é um diferencial de os outros sistemas, possui como base o Knoppix4 (distribuição criada pelo alemão Klaus Knopper), devido a isto possui a capacidade de ser bootável.
Possui um grande número de drivers para dispositivo Braille, além de sua interface gráfica ser altamente configurável. Inclui tecnologia assistiva pré-configurada facilitando às pessoas com baixa visão ou cegas utilizarem o sistema de forma amigável desde o primeiro contato.
Site oficial: http://oralux.org
2.5 Gnopernicus
2.5.1 Como surgiu?
Possui como seu responsável a empresa romena Baum Engineering SRL, o sistema faz parte do GNOME Accessibility Project que é um projeto para o desenvolvimento de técnicas que garantam que as ferramentas do ambiente GNOME5 sejam acessíveis a pessoas com necessidades especiais.
O Gnopernicus é o pioneiro na leitura de telas em modo gráfico para sistemas operacionais livres, com isso atrai uma maior visibilidade do projeto em fóruns de discussões, sendo assim possui um aperfeiçoamento constante.
 2.5.2 Características
Oferece ao usuário a possibilidade de alternar entre dois modos para informar ações feitas sobre o desktop, são estes: focus tracking mode ou flat review mode.
No focus tracking mode, o sistema comporta-se como se a tela tivesse vários objetos e quando esses objetos recebem o foco o software informa o nome, o status e a descrição do objeto que está focado.
Já no flat review mode a janela é considerada uma figura dividida em linhas, o usuário navega de uma linha a outra e em cada linha o sistema relata ao usuário o texto explicitado na linha.
O Gnopernicus pode ser configurado para entrar em execução ao iniciar o ambiente gráfico, dando a possibilidade de o deficiente visual ter recurso falado desde a inicialização do sistema. Outra opção é a escolha de configurações que podem ser ou não habilitadas para personalizar a síntese de voz são estas:
  • Ignorar pontuação nas frases;
  • Avisar se as teclas (Caps Lock, Shift, Control) foram pressionadas;
  • Usar dicionário de substituição de palavras.
Apesar de todas as características apresentadas o Gnopernicus apresenta a limitação de somente trabalhar com o ambiente Desktop GNOME.
2.5.3 Curiosidades
O projeto desenvolvido por professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi o responsável por possibilitar a síntese de voz em língua portuguesa.
Figura 1. Tela principal


Figura 2. Tela de configuração
2.6 EmacSpeak
2.6.1 Como surgiu?
Desenvolvido pelo pesquisador TV Raman, em 1996 desenvolveu o EmacsSpeak e o distribuiu sobre termos da licença GPL .
A partir da tese de mestrado de Samer Eberlin teve uma maior difusão dentre os usuários brasileiros, pois inclui a síntese de voz em português.
2.6.2 Características
Com o Emacs é possível editar textos, navegar na Internet, ler emails e utilizá-lo como ambiente de programação, ele é bastante flexível possuindo uma possibilidade de reprogramação.
Site oficial: http://emacspeak.sourceforge.net/
2.7 Letra (Leitura Eletrônica)
2.7.1 Como Surgiu?
A solução Leitura Eletrônica (Letra) conta com a parceria do Serviço Federal de Processamento de Dados(Serpro) e a fundação CPqD, com o intuito de dar apoio a pessoas com deficiência visual.
Neste momento, ele é fornecido exclusivamente para instituições que apóiem deficientes visuais, porém todas as solicitações recebidas são analisadas. Caso represente alguma instituição que apóia deficientes visuais encaminhe e-mail requisitando o sistema, o endereço é: serpro.gov.br
2.7.2 Características
Seu funcionamento se faz da seguinte forma: ele lê o arquivo de texto, identifica as letras, interpreta as palavras, equaciona a entonação que deve ser dada em função dos caracteres de pausa e acentuação, logo após passa o comando do sintetizador de voz que irá produzir os sons.
            O Serpro ainda está estudando formas legais que irão permitir uma maior distribuição do Letra, podendo ter um numero maior de deficientes atendidos.
3 ZipSpeak: Uma distribuição Linux para Deficientes Visuais
A mini-distribuição ZipSpeak teve seu desenvolvimento baseado na distribuição ZipSlack que uma versão simplificada do Slackware , como em outros softwares deste tipo o texto é sintetizado de forma que o usuários possam ouvir o que está escrito.
O sistema e constituído de um arquivo ZIP que contêm a distribuição, um conjunto de kernel do Linux embutido, um conjunto de imagens para inicialização e um utilitário para fazer boot a partir dessas imagens e alguma documentação.
Para a instalação do sistema é necessário ter no mínimo 4 Mb de RAM, 100 Mb de HD o usuário também  precisa instalar um sintetizador de voz, o usuário não necessita fazer backup, reparticionar ou reformatar o disco rígido.
Na instalação o usuário deficiente não necessita de uma pessoa que enxerga para lhe dizer os passos a serem seguidos, pois o mesmo possui comentários de voz.
4 Conclusão
Após este grande período de pesquisas e leituras ficou comprovado o grande número de tecnologias de caráter livre e que as suas características já podem ser comparadas com as tecnologias proprietárias.
Devido à falta de conhecimento e o hábito do uso de software com licença paga, os softwares open source não são muito conhecidos, sendo assim não possuem muita popularidade entre os usuários.
Faltam ainda documentos disponíveis na Internet, os que se encontram são na maioria em Língua Estrangeira e os escritos em português são na sua maioria repetida, este fato torna um empecilho à configuração do sistema por usuários leigos.
Acredita-se que após os sistemas terem suas tecnologias mais difundidas entre os usuários que as necessitem, e que seus documentos sejam traduzidos para nossa linguagem ou então que sejam escritos mais, os sistemas open source passem a ser mais utilizados.
Referencias
[1] Orca (Gnome). Disponivel em : http://pt.wikipedia.org/wiki/Orca_%28gnome%29
[2] ORCA: ESTUDO DE CASO EM LINUX UBUNTU. Disponivel em: http://www.redenet.edu.br/publicacoes/arquivos/20080211_102917_INFO-040.pdf.

[3] Acessibilidade no Orca e GNU/Linux. Disponivel em: http://softwarelivre.org/acessibilidade-em-software-livre/acessibilidade-no-orca-e-gnulinux

[4] Acessibilidade web para pessoas com deficiência visual. Disponível em: http://www.marceloramos.com.br/blog/?Post=15

[5] Introdução ao Conceito de Tecnologia Assistiva. Disponível em: http://www.bengalalegal.com/tecnol-a.php

[6] Linvox - Sistema Linux voltado para deficientes visuais. Disponível em: http://prginfo.blogspot.com/2009/03/linvox-sistema-linux-voltado-para.html

[7]Silva, G. Linvox. Disponivel em: http://www.dcc.ufrj.br/~gabriel/linvox.php
[8] Desenvolvimento para deficientes visuais na plataforma Linux. Disponivel em: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Desenvolvimento-para-deficientes-visuais-na-plataforma-Linux?pagina=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário